Olá, sou Tania Lordello, personal organizer, especialista em organização da vida do cão.
E neste artigo que foi o primeiro vídeo do Organizar Cão, o canal do cão saudável e feliz com sua vida organizada, eu vou contar para você como surgiu o nome organizar cão, porque estou no YouTube, e o que você vai conhecer aqui. Vamos lá?
A palavra organizar vem da minha experiência profissional como personal organizer. Carreira em que atuo desde 2009, depois de trabalhar por 10 anos com publicidade.
Como Personal Organizer, me especializei em Organização Residencial, de Mudanças e de Documentos. Sou sócia fundadora da ANPOP – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade.
A palavra cão, é o cachorro mesmo! No momento eu tenho dois, mas já tive três aqui em casa.
Ele é o bicho de estimação mais querido do país. Afinal, o Brasil é o segundo país no mundo que mais tem cães. O primeiro é os EUA.
Meu primeiro cão foi o Kim. Ele foi comprado em 2008.
E como eu era uma “marinheira de primeira viagem”, acabei cometendo alguns erros.
Eu vou falar sobre o Kim em outro artigo. E aí você vai saber quais foram os meus erros, e claro, o que aprendi com isso. E naquela época não existia uma Organizar Cão para me ajudar. Rsss
Eu cometi esses erros e fui aprendendo com eles, e nos próximos cachorrinhos que tive logo depois dele, consegui melhorar com esse aprendizado.
Logo depois que comprei o Kim, no ano seguinte eu comprei uma Yorkshire muito linda, chamada Kika. Ela chegou para fazer companhia ao Kim, e ajudá-lo pois ele era muito medroso.
Infelizmente a Kika nos deixou em abril de 2019, durante uma viagem de férias. Inclusive fiz uma homenagem pra ela aqui no blog, foi um texto de despedida para ela
A Kika poderia ser o símbolo da Organizar Cão. Ela era organizada, sabia dos horários de tudo, me cobrava isso com seus olhar, ela era a minha assistente. Ela era uma cachorrinha organizada.
Ela deixava ser escovada, usava sapatilhas, usava tranquilamente a caixa de transporte, ficava sentada na cadeira do consultório. No restaurante, na pousada.
Tinha seu lugar preferido no sofá. Ela podia ser o símbolo da Organizar Cão por ser essa cachorrinha.
Tem outro detalhe também: Sabia que podia dormir comigo na minha cama somente a tarde, de noite na sua cama.
Eu achava que por ser uma pessoa organizada, a minha casa ser organizada, era normal que meus cães também tivessem uma vida organizada, uma rotina.
Mas, foi só quando a Shih Tzu Pucca chegou que percebi isso. Ela chegou em 2012, ela era muito diferente dos outros cachorros. Ela fazia coisas que os dois não faziam.
Ela era muito bagunceira, não dormia na cama dela…Tive muita dor de cabeça com ela.
Eu quase desisti dela. Foi quando falei com uma das minhas irmãs e ela me chamou atenção para um detalhe: ela me disse “se os seus dois cachorrinhos são tão diferentes da Pucca, é porque ela não teve o que os seus tiveram. E o que seria isso? O que você fez por eles? De onde a Pucca veio não fizeram com ela?”
Daí entendi: claro, eles tem uma vida organizada!
Rotina, educação, e uma casa apropriada para cães. Que foi toda adaptada pra eles, com segurança, boa pra eles morarem. Então eu fiz com ela o mesmo que tinha feito com os outros.
Me dei conta que tinha que organizar a vida dela.
Transformar aquela cachorrinha meio “selvagem” numa cachorrinha com uma vida organizada.
Ela tinha que se deixar escovar. Escovar os pelos, os dentes…
Tinha que aprender a pedir para subir no sofá, e não subir sozinha.
Usar a caixa de transporte. Usar sapatilha para andar na rua. Usar laços.
Tinha que comer só a ração dela, e parar de roubar a comida dos outros.
Saber qual era o seu brinquedo. Porque aqui em casa cada cão tem o seu brinquedo.
Mas a ideia para criar a Organizar Cão só surgiu em 2016. Eu me dei conta que com os meus cães, eu apliquei minha experiência profissional como PO.
Por eles aprimorei meus conhecimentos em comportamento animal através de cursos online e presenciais, livros e revistas especializados em cães, DVDs e vários programas de TV sobre cães.
Tudo que aprendi, apliquei nos meus cachorros, e pensei que posso ensinar e levar isso para outras pessoas. E foi aí que surgiu a ideia de criar serviços e produtos para ensinar a organizar a vida dos cães.
Estudei, observei, aprendi e criei o meu método de organizar a vida dos cães.
Em 2018 o blog Organizar Cão entrou no ar.
E em 2019, inaugurei o canal Organizar Cão no YouTube!
Mesmo sendo desconfortável pra mim, estou gravando meus vídeos com o objetivo de ajudar donos de cães a organizarem a vidas deles. Proporcionando aos seus cães uma vida com mais bem-estar e felicidade.
Acredito que todo cão que tem uma vida organizada, é educado e feliz. Ele não será abandonado ou maltratado.
A organização é fundamental na vida das pessoas, e para o cão também.
Eles ficam mais tranquilos e felizes quando preveem que horas você vai chegar, quando serão alimentados ou vai passear. Eles amam ter uma rotina. Se sentem felizes e confortáveis quando tem uma vida organizada.
Organizar a vida do cão, vai além de definir o lugar de cada coisa do cão, passa também pela decisão de querer ter um cão, de reconhecer que tem condições para ter um cachorro.
Saber qual é a raça ideal para seu estilo de vida. Onde comprar um cão (de raça ou adotar um SRD). O que comprar pra ele, do que ele vai precisar, onde ele vai dormir, com o que vai brincar, que cuidados você precisará ter com a saúde e bem-estar dele.
Talvez há 15 ou 20 anos atrás, eu não estaria aqui falando sobre isso, mas essa relação mudou muito nos últimos tempos. Antes vivíamos nas fazendas, viemos para a cidades, os cães viviam nos quintais.
Hoje moramos em apartamentos, o cão foi da área de serviço para a sala, da sala para o quarto. E do quarto para a sua cama.
Bem, menos aqui em casa porque cada um dorme na sua caminha. Eles não dormem na minha cama comigo. Mas tem gente que gosta.
Hoje é membro da família, aqui em casa eu os considero como filhos! E na casa de outras pessoas também.
Segundo pesquisa do IBGE no Brasil, o número de famílias que criam cachorros já é maior do que o de famílias que têm crianças. O IBGE fez uma previsão de que em 2020 teremos 71 milhões de cães e 41 milhões de crianças nos lares brasileiros.
Hoje, a casa é deles! Não tem jeito.
Só esse fato já reforça o que venho dizendo até agora: é preciso organizar a vida do cão, ele está cada vez mais presente em nossas vidas, na nossa casa, no nosso dia a dia.
O mercado pet não sofre com a crise econômica, só cresce.
A medicina veterinária avançou muito, e com isso a expectativa de vida do cão cresceu, chegando a 18 anos. Eles merecem viver mais, com bem-estar, com organização!
Portanto se você tem dúvidas sobre se tem condições de ter um cão, qual a raça ideal para seu estilo de vida.
Quais perigo uma casa pode oferecer a um filhote?
Como lidar com xixi e coco fora do lugar?
O que seu cão pode comer?
Onde deixar seu cão quando você for viajar, ou como viajar com ele?
Se você tiver estas dúvidas e muito mais. Aqui é o seu lugar!
Bem-vindo ao Organizar Cão!
Se você concorda com minha proposta de levar a organização a vida do cão, se inscreva nesse canal, e se quiser saber como posso te ajudar a organizar a vida do seu cão, deixe um comentário!
É uma alegria receber você por aqui. Obrigada! Até o próximo post.