Por que Organizar Cão?
Olá, tudo bem?
Meu nome é Tania Lordêllo, especialista em organização pessoal, com foco nos cães. Apaixonada pelo universo canino e pela vida, resolvi criar o Blog Organizar Cão, o blog do cão feliz com sua vida organizada.
E se você está se perguntando porque dei este nome ao blog e de onde tirei esta ideia, relaxe, vou te explicar agora!
O nome é a união de duas palavras, “Organizar” vem da minha experiência profissional como Personal Organizer, em português organizadora pessoal. “Cão” é o cachorro mesmo. Ou seja, é um blog que vai falar sobre a importância da organização da vida canina. Nele vou falar sobre duas coisas que eu amo – organizar e ter um cão. Adoro ter uma rotina. Uma vida organizada. E sou apaixonada pelos meus cães. As duas coisas juntas me inspiraram ao criar o projeto Organizar Cão.
Ele é diferente dos demais blogs que também falam sobre cachorro, porque vai mostrar, principalmente, como organizar a vida do cão de pequeno porte e que more em apartamentos. As rotinas, a educação para uma convivência harmônica e plena, tanto para você, quanto para ele, e o que fazer para que ele seja feliz com sua vida organizada.
E acredite, cães ficam mais felizes quando tem um sistema organizado que os ampara. Ao conseguir prever quando você chega em casa, quando será alimentado ou vai passear, eles encontram a paz no seu dia a dia.
A organização é fundamental na vida das pessoas, e para o cão também. Ela vai além de definir o lugar de cada coisa do cão, passa também pela decisão de querer um cão, onde e como comprar ou adotar, o que comprar, onde ele vai ficar, como vai se alimentar, com o que vai brincar, que cuidados você precisará ter, se vai viajar com você, se vai ficar hospedado, o que você precisará ensinar…
E aqui no Organizar Cão você vai encontrar informação relevante (e baseada em experiências reais) sobre tudo que pode contribuir para que a vida do seu cão (e a sua vida) sejam mais organizadas e felizes.
O princípio de tudo: a organização para cães e a ideia do blog
A opção pela criação do blog decorreu de uma série de acontecimentos.
No início de 2012, tive que lidar com um comportamento meio “selvagem” da shih tzu Pucca, quando ela chegou por aqui. Isso me exigiu criatividade, paciência, persistência e muito amor para deixá-la educada e organizada como os outros dois, Kim e Kika. Não por acaso, ela foi escolhida como “símbolo” do blog.
Os resultados alcançados com os meus três cães, os elogios o reconhecimento que recebo das pessoas e profissionais que cuidam deles, me provaram os benefícios da organização da vida canina.
Assim surgiu o desejo de mostrar para vocês, algumas dicas e sacadas, informações uteis e importantes, que eu gostaria que alguém tivesse me mostrado lá atrás com a chegada do meu primeiro cachorro em 2008.
Filhos caninos: amar e cuidar sempre, humanizar jamais
Eu os considero nossos eternos bebês. Como se fossem crianças que nunca vão crescer se tornarem autônomas, eles vão depender de nós pro resto da vida, é uma responsabilidade e tanto.
Mas que vale muito a pena, pode acreditar!
Quero fazer a diferença na vida de pessoas apaixonadas por seus “filhos”, assim como eu. Sim, me considero uma verdadeira “mãe canina”, não no sentido da maternidade humana, mas daquela que cria, provê segurança, conforto, bem estar, educação e felicidade ao cão.
Eles são nossos filhos, e precisam ter uma vida organizada.
Mas, se você o considere como filho também, lembre-se que ele não é gente, é um bicho de estimação. Devemos amar e cuidar como filho, mas respeitando suas necessidades de animal. Humanizar os cães, jamais!
Conhecimento compartilhado: mais que um blog, uma comunidade de apaixonados por seus cães
Como Personal Organizer, me especializei em Organização Residencial e Mudanças pela OZ! Organize sua Vida, de São Paulo. Sou sócia fundadora da ANPOP – Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade.
Não sou uma especialista em comportamento animal, mas convivo com cães desde 2008. E para melhor lidar com um cão em casa, a descoberta dessa nova paixão e a curiosidade pelo assunto, busquei adquirir conhecimentos sobre adestramento e comportamento canino.
Fiz cursos presenciais e online pela Cão Cidadão, de São Paulo. Cursos online, pela plataforma Eduk e Udemy com profissionais como Alexandre Rossi, Jairo Teixeira e Tomás Szpigel.
Também me atualizei acompanhando programas de TV, lendo livros e revistas especializadas em cães.
Acredito que toda pessoa que seja tão apaixonada como eu sou pelos meus cães, possui a capacidade de aprender, cuidar e ensinar as melhores práticas, pois quando uma pessoa se propõe a ter um cão (como se fosse um filho), fará de tudo para vê-lo feliz e saudável.
Amar um cão é muito fácil, mas é preciso mais que isso. No começo dessa relação as coisas são mais difíceis. Existe uma série de variáveis que devem ser levadas em consideração ao ter um cão em casa. Tem a educação, os gastos, o tempo disponível, a paciência, a persistência e muita dedicação.
Mas, em compensação, tem o afeto, um amor incondicional, muito companheirismo, alegria e diversão.
Se eu souber, que o que eu escrevo aqui, compartilhando minha experiência, meus conhecimentos obtidos através de pesquisas e estudos, está fazendo a diferença para você e seu cão, trazendo algo novo, e isto estiver transformando seu modo de agir e pensar, na sua relação com ele, tudo terá valido a pena!
InteraCão é fundamental
Também quero aprender sempre mais, me conectando com você, leitor (a) do blog, que também poderá dividir aqui, através dos comentários ou do nosso formulário de contato, e também em nossas mídias sociais, suas experiências, suas dúvidas, dificuldades e êxitos no dia a dia com seu filho.
Vou apresentar também produtos e serviços voltados para que você e seu cão tenham uma vida organizada e feliz. Eles podem ser gratuitos ou pagos, vai depender da sua necessidade no momento.
Além disso, também abriremos nosso espaço para artigos e entrevistas com profissionais da área e outros convidados que contarão aqui suas experiências.
Eles estarão presentes nas categorias ServiCão e aCão Social. Você vai descobrir como funciona alguns serviços voltados para cães e conhecer pessoas incríveis que se dedicam a causa animal com muito amor e coragem.
Eu convoco a legião de apaixonados por cães a fazerem parte desse movimento, mais organização, mais amor, mais educação, e felicidade aos nossos amados cães (ou filhos).
“Amor de filho, cuidado de mãe, respeitando suas necessidades de animal.”
Um cão feliz, é um cão com sua vida organizada!