Quando começar a cuidar da saúde do seu cão? Antes mesmo de comprar
Se você tem a intenção de comprar um cão de raça é importante saber que os primeiros cuidados com ele começam antes mesmo de comprá-lo.
Correr para a internet e procurar um cão nos sites de compra e venda é uma das piores coisas que alguém pode fazer antes de comprar um cão.
Me pergunte como sei disso…? Não é fácil reconhecer que cometeu um erro na vida. Mas é melhor aprender com ele e passar essa experiência para que outras pessoas não façam o mesmo.
Mais pra frente aqui no blog eu vou contar, em detalhes, como foi que descobri isso. Mas por enquanto é bom você já ficar sabendo que essa ação pode ser uma coisa terrível de se fazer.
É aqui na categoria Saúde do Cão que você vai conhecer os cuidados básicos com a saúde e bem-estar do seu cão, passando pela prevenção até a castração. Do mesmo modo que você se cuida para ter uma vida longa e saudável, seu filho de quatro patas também deve ter a saúde bem cuidada.
Tudo começa pela vacinação. Seguir o calendário de vacinação é um dos fatores mais importantes para o cuidado com a saúde do seu cão. Processo que deve ser organizado e acompanhado pelo veterinário que cuida do seu filhote. Lembre-se de levar sempre a carteira de vacinação!
A palavra-chave para uma boa saúde – observação
Você precisa conhecer muito bem o seu cão. E para ser bem sucedida nessa tarefa, nada melhor que observar cada detalhe do seu comportamento, se está normal como sempre quer que esteja, ou se tem alguma coisa estranha ou diferente com ele. Ops! Aí tem coisa.
Afinal, você já deve ter percebido que cães não “falam” com palavras. E quando não estão se sentindo bem, eles não vão dizer para você: “mamãe, estou passando mal” ou “Não estou a fim de comer, não tenho disposição para brincar, acho que não estou bem hoje”
Assim como uma mãe de um bebê humano sabe identificar cada choro, gestos ou comportamento do seu filho, uma mãe de um filhote de quatro patas também deve saber o mesmo.
Com o tempo de convivência com ele você será capaz de identificar cada latido, chorinho e carinha que ele fizer. Mas, não se deixe enganar com aqueles olhinhos cativantes que só um cão pode ter. Eles podem ser bem manipuladores quando querem!
Quando você dominar a arte da observação do seu cão, qualquer sinal de que ele possa estar doente, sentindo dor ou passando mal, pode fazer a diferença entre uma vida saudável ou nem tanto assim.
Você tem a responsabilidade de prestar atenção nele, e estar ciente dos sinais de advertência de que alguma coisa não vai bem com ele.
A saúde canina: o que você já pode ver ou perceber
Se você ficar atenta e observar cada parte do corpo do seu cão, já vai poder ter certeza de que está tudo bem com ele. Pois a qualquer sinal de que alguma coisa está diferente ou errada, já será possível relatar isso com clareza ou certeza ao seu veterinário.
É importante saber quais são os cuidados essenciais com a saúde dos olhos, da boca, do ouvido, da pele, das patas do seu filhote e muitos outros cuidados regulares.
Ter contato físico com ele todos os dias, passar a mão por seu corpo, pode ajudar como sinal de alerta para possíveis doenças. Manter essa conexão com seu cão pode ajudá-la a detectar uma ferida, por exemplo.
Ao escovar os pelos já se observa a saúde da pele, as patas, as orelhas, seu focinho, sua barriga, seus órgãos genitais, seu rabo.
Ao escovar os dentes já se sabe a quantas anda a saúde bucal do seu cão. Já que a região oral é uma das principais causadoras de problemas e doenças. Cães necessitam de atenção especial para seus dentes e gengivas.
A visão não é o sentido mais importante para os cachorros, o olfato e audição estão na frente.
Mas, a visão ajuda os cães a se orientarem. Por meio dela, eles conseguem identificar principalmente os movimentos dos objetos e pessoas.
Por isso, preservar a visão e prevenir de possíveis doenças é algo extremamente importante para a sua saúde. Ao limpar seus olhos todos os dias, já se observa se estão bem.
É importante cuidar das “almofadas” que nossos cães têm nas patas. Caso você não use sapatilhas na rua, as patas estão expostas. Com os cães em movimento e realizando atividades, é preciso prestar atenção aos cuidados que essa área merece.
Ao limpar as patas na volta dos passeios já se vê como estão.
As doenças de ouvido em cães é mais frequente do que você imagina, e pode ser bastante dolorosa. Se seu filhote costuma sacudir e coçar com frequência a cabeça, fica agressivo ao tocar as orelhas, tem vermelhidão e mudança da espessura, fique atenta.
Esses são alguns sinais que podem indicar doenças de ouvido.
Castração e outras intervenções cirúrgicas – Riscos, pré e pós-operatórios
Concordo com esse trecho do livro “Como criar o cão perfeito desde filhotinho”, de César Millan e Melissa Jo Peltier:
“Castrar é a única escolha ética para aqueles de nós que não são criadores profissionais. Devemos aos nossos cachorros evitar que eles passem pelo extremo sofrimento físico e psicológico causado por não ser capaz de cruzar quando seus corpos gritam para que eles façam isso”
Meus três cães são castrados. Aqui no blog vou falar porquê, eu e meu marido, tomamos essa decisão. Mas, já posso adiantar que tem muito a ver com a colocação acima – não somos criadores de cães de raça.
Além da castração, meus cães passaram por outros processos em que tomaram anestesia geral: Limpeza de tártaro dentário, cirurgia nos olhos e na boca.
Além de muito amor, afeto e carinho que você vai dedicar ao seu filho de quatro patas, a chave do sucesso da recuperação vai depender de seguir corretamente o passo a passo do pré e pós-operatório de qualquer tipo de intervenção cirúrgica.
É importante conhecer os riscos, os cuidados e seguir as recomendações do veterinário.
Entre elas usar o Colar Elizabetano, protetor que envolve o pescoço do cão, evitando que o animal possa morder, tocar, lamber qualquer ferimento, machucado, ferida cirúrgica que possua e esteja em tratamento, pois alguns medicamentos utilizados em feridas, por exemplo, podem ser tóxicos quando ingeridos, além de atrapalhar na recuperação.
Por fim, lembre-se que, se uma pessoa não der toda a assistência veterinária necessária ao seu cão, e o animal padecer de uma doença que poderia ser curada com essa assistência, ela responde por maus tratos, incluído no Art. 32 da Lei 9605/98:
– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido.
Saúde e higiene: bem estar e beleza do seu cão
Levar um cão para banho e tosa é uma questão de saúde e higiene. Não cuidar do banho e fazer as tosas, seja a tosa da raça ou higiênica, pode gerar acúmulo de fungos, bactérias e parasitas.
Portanto, não é apenas uma questão de estética e embelezar o cão para deixá-lo com o “penteado” em dia, embora eles voltem lindos com laços ou gravatinhas, mas acima de tudo, um cuidado importante também para a saúde.
Para algumas raças específicas, como a Shih-Tzu e a Schnauzer, a tosa higiênica é indispensável. Tais raças têm pelos volumosos, e podem se deparar com problemas desagradáveis em função da falta da tosa.
É um compromisso mensal, tenha anotada na sua agenda a data da próxima ida do seu filhote ao tosador ou Pet Shop.
É com saúde que se vive bem e feliz! Cuide de seu filho com muito amor, dedicação e saúde.
E se você já passou por algum problema de saúde com seu cãozinho, ou intervenção cirúrgica, me conte nos comentários.
Também fale de suas dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à saúde de seu cão. Estas opiniões serão fundamentais para tratar dos assuntos mais esperados aqui na categoria Saúde do Cão.