Organize a diversão do seu cão – divirta-se com ele!

0
(0)

Brincar, se divertir e se exercitar são atividades fundamentais para a saúde física e mental dos cães

Se é bom para você sair e se divertir, se te traz felicidade, alegria e bem-estar, também faz muito bem à saúde física e mental do seu cão.

Ele precisa, e gosta muito de brincar, se divertir, passear e estar em sua companhia. Aqui na categoria DiverCão vou falar sobre a organização da diversão na vida do seu cão!

Segundo o zootecnista Alexandre Rossi: “Manter uma rotina onde o cachorro consiga prever de forma consistente o que vai acontecer (horários de alimentação, hora do passeio, hora da brincadeira) pode ajudá-lo bastante a se sentir seguro no dia a dia.”

Passear: mais que ir na rua

Passear é como explorar o mundo para um cão. Trazendo muitos benefícios tanto para ele quanto para você.

Previne a obesidade, promove a socialização com outros cães, pessoas e outros bichos.

São os cheiros, a paisagem, estímulo para os comportamentos naturais do cães, como farejar e caminhar bastante. Enfim, uma aventura completa.

E para um passeio ser bem organizado é bom saber quem vai levar o cão para passear.

Se será você mesma, ou uma outra pessoa, um membro da família ou um Dog Walker (Passeador de Cães). Um profissional que presta o serviço de passeio com seu cãozinho.

Outra questão é saber quais acessórios serão usados: Coleira, guia, focinheira (dependendo da raça), peitoral, sapatilhas, lacinhos, gravatas, roupinhas. Se seu cão for um filhote que ainda não tomou todas as vacinas, ele deve ir num carrinho próprio para cães. Assim, ele não corre o risco de se contaminar.

Pucca, em seu primeiro passeio

Lembre-se do quanto é importante ter uma placa de identificação, com seu nome e telefone para contato, caso seu cão se perca de você durante um passeio, uma viagem.

Fique atento aos horários, se está muito calor ou muito frio, com sol ou chuva. Tempo seco ou úmido. Se será pela manhã ou à noite, uma, duas ou mais vezes por semana, ou somente no final de semana. Contanto que seja sempre fora do horário de risco: após as 10 horas, e antes das 18 horas.

O tempo do passeio vai depender da raça do cão, da sua disponibilidade de tempo e disposição física.  O local pode ser aberto, como um parque ou praça, ou fechado como os shoppings centers.

Cão educado, convidado bem recebido

Cães educados são bem-vindos nas casas dos seus parentes ou amigos, ou em qualquer outro lugar público que aceite cães, e normalmente os de pequeno porte são bem aceitos. Ufa!

Bem, pelo menos comigo dá muito certo, eu os levo mesmo, com a permissão da dona da casa, é claro. E também já sabendo se o local para onde estou indo aceita cães ou não.

O amor é tanto que quero ter eles comigo para onde quer que eu vá.

Existem diversos lugares conhecidos como “Pet Friendly, termo que pode ser traduzido como “amigo dos animais”, com placas de bem-vindos aos nossos filhos de quatro patas.

Onde eles são aceitos, podem permanecer.

Fique atenta às regras dos estabelecimentos, da Vigilância Sanitária ou de alguma Lei especifica sobre o assunto da sua cidade, ou da cidade para onde estiver indo viajar, e vá em frente.

Divirta-se com ele!

 

Brincar: opções de brinquedos para gastar energia

Cães são energéticos e adoram brincar, principalmente ao seu lado. Mas, às vezes eles precisam se divertir sozinhos para se entreter enquanto não tem ninguém para brincar com eles, e também para não sofrerem com o estresse da solidão.

O mercado pet tem muitas opções de brinquedos para todos os gostos, preços, tamanhos, e função.

Tem brinquedos de borracha, de pelúcia, em látex, em nylon, em vinil, interativos, educativos…

Fora as famosas bolinhas, os mordedores, os de corda, frisbees etc. Nos tamanhos P, M ou G. Com ou sem apito. Ufa!

 

Kim e Kika brincando com pelúcias

O lugar para brincar com seu cão pode ser dentro de casa, na rua, na praça, no parque, no Day Care, na creche de cães, no hotelzinho.

O horário você decide – se será de manhã, antes de você sair de casa, ou de noite quando você voltar. Caso faça como eu – que brinco com eles todos os dias a noite.

Mas, é claro que após a brincadeira acabar os brinquedos serão guardados em organizadores, caixas, baús, sextos, sacos.

Tem gente que gosta de os deixar espalhados pela casa, eu deixo guardados para só serem usados na hora de brincar. Mais na frente falarei sobre essa questão. Aguarde!

 

Viagem: não importa o destino, o importante é viajar

Nas férias, véspera de feriados, ou por qualquer que seja o motivo, viajar é preciso! E viajar com seu cão então, pode ser muito bom. Eu faço questão de levar os meus comigo.

Mas nem sempre dá pra levar.  O que é uma pena.

E assim como algumas pessoas preferem deixar o seu cão em hotéis especializados ou até mesmo com um amigo ou vizinho, eu os deixo na minha casa com um parente, no caso, a minha mãe.

É importante tomar alguns cuidados que podem fazer a diferença na sua viagem, e evitar transtornos para você e para seu filho de quatro patas.

Organizar uma viagem de carro com ele, por exemplo, pode ser simples, porém exige alguns  cuidados. Conheça as regras de trânsito, tenha os documentos necessários, converse com seu veterinário sobre os cuidados com a saúde do cão.

Viajando de carro

Viajando de carro, já na pousada em Petrópolis

Existem alguns ítens que são essenciais numa viagem, alguns inclusive são obrigatórios. Numa viagem de carro. é aconselhável manter o cão seguro e preso por um cinto de segurança próprio para eles, ou dentro de caixa de transporte, de forma confortável e tranquila.

Viajar de carro é certamente o meio de transporte de viagem mais fácil e tranquilo para os cães. Mas você pode levá-lo também em ônibus e avião.

Certifique-se com antecedência sobre essa possibilidade, verifique as regras e exigências. O número de animais a serem transportados é limitado, pode ter pagamento de uma taxa extra, algumas raças não são aceitas por questão de segurança.

Venha se divertir com a gente nessa categoria. E, caso tenha qualquer dúvida, ou queira pedir ou sugerir algo específico sobre a diversão do seu cão, fique à vontade para se manifestar nos comentários.

E aí, prontos para a DiverCão?

 

________________________________

Gostou deste artigo?

Classificação média 0 / 5. Contagem de voto(s): 0

Seja o primeiro a avaliar este artigo!

Encontre no site

Últimas pubkicações

Blog

Cãoteúdos no
seu e-mail
Assine a nossa newsletter e acompanhe nosso conteúdo de qualidade.
Respeitamos sua privacidade e não enviamos spams!
The selected Optin Cat form doesn't exist.